A Secretaria Municipal de Agricultora e Desenvolvimento Rural (SEADRU) recebeu na manhã desta quarta-feira, 12, os alimentos adquiridos pelo programa Compra Direta, em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal. A distribuição dos kits da agricultura familiar para escolas da rede pública e CRAS também teve início nesta quarta.
Marcos Romualdo, extensionista rural do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), ressaltou a importância do programa para as famílias vulneráveis neste momento de pandemia e a geração de renda para os pequenos produtores que tem na agricultura familiar.
“O Compra Direta tem uma importância muito nobre de incentivo financeiro e fortalecimento da agricultura familiar através da aquisição dos produtos com o preço justo e ao mesmo tempo na outra linha a doação desses alimentos para as famílias vulneráveis nesse período de pandemia. Essa parceria da PMM, Governo do Estado e Governo Federal, visa a segurança alimentar e ao mesmo tempo gerar renda para os agricultores familiares”.
A nutricionista Milena Cajarana destacou que as famílias beneficiadas pelos Centros de Referência em Assistência Social terão produtos ricos em nutrientes que proporcionam uma alimentação mais saudável.
“Como responsável do setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social é de suma importância esses alimentos porque vai somar e vai proporcionar uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes, vitaminas e minerais e considerando que estamos em plena pandemia e é muito solicitado que nós cuidemos de nossa saúde, de nossa comunidade.
A agricultora familiar Gecineide Oliveira comemorou seus produtos terem sido adquiridos pelo programa Compra Direta. “É de uma grande importância para a gente da agricultura familiar porque o que nós plantamos e agora chega a oportunidade de vender por um preço justo. e chega essa parceria com a Emater. Através do Compra Direta, que é onde nossas vendas são valorizadas”.
As famílias beneficiadas serão comunicadas previamente dos dias e horários de retirada dos seus kits. A distribuição começa nesta quarta-feira e se estende até o início de junho. Ao todo, serão pouco mais de 42 toneladas ao longo das sete entregas. A entrega será realizada duas vezes por semana. As datas das entregas são: 12, 18, 20, 25 e 27 de maio e 1° de 3 de junho.
O investimento é no montante de R$ 195 mil comprados da agricultura familiar. Os recursos são do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, e serão destinados somente as entidades cadastradas.