O Rio Grande do Norte possui mais de 500 leitos, entre clínicos e críticos, direcionados ao atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 na rede pública de assistência à saúde. As informações sobre a ocupação e liberação destes leitos, assim como a lista de pacientes em espera, são atualizadas automaticamente por meio da Sala de Situação Pública, no *site Regula RN* (portalcovid19.saude.rn.gov.br), que pode ser acessado pelo público.
A proposta da criação do site Regula RN foi uma decisão do Governo no Estado, e desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN, para manter a transparência na divulgação de dados e assegurar que a população fique a par de situação da saúde pública no estado.
Ao acessar o site da Sala de Situação Pública o usuário pode encontrar os mais diversos tipos de informações. A Sesap preparou algumas perguntas e respostas para você tirar dúvidas sobre os dados do Regula RN e o processo de regulação de pacientes.
O que é a regulação hospitalar?
A regulação hospitalar é o processo de condução do paciente ao serviço de assistência à saúde de forma com que ele tenha acesso a todos os recursos necessários para o atendimento adequado as suas necessidades.
O processo é feito por meio do cadastramento das informações do usuário no sistema de regulação, colocando-o na fila. Em seguida, o regulador avalia as necessidades apresentadas e busca por um leito que apresente o perfil adequado para solicitar a transferência do paciente.
Quanto tempo dura o processo de regulação?
Atualmente, o tempo médio de regulação do paciente está em 3h42. O sistema também apresenta o tempo médio para classificação do paciente, ou seja, qual o tipo de leito que ele precisa.
Por que pode haver pessoas na fila de espera?
Existem algumas justificativas para quando isso ocorre. A primeira delas é de que o quadro clínico do paciente que está na fila aguardando a regulação não se encaixa no tipo de perfil de leito de UTI que está disponível.
Outro fator é o de que alguns dos leitos estão distribuídos em regiões de saúde distintas da que o paciente que aguarda na fila; ocorre que se o quadro clínico do paciente estiver agravado, ele pode não ter condições (estar estável suficiente) de ser transferido para um local mais distante.
Um outro fator é o de que em determinados momentos o paciente já foi indicado para o leito que está disponível e aguarda a unidade hospitalar confirmar se pode recebê-lo.
Há ainda a possibilidade de que o leito disponível seja em uma unidade municipal e o paciente não resida na cidade em que a vaga existe, não podendo, então ser regulado.
Quanto tempo leva para que o paciente seja transferido?
Após o processo regulação ser concluído, o hospital que irá receber o usuário se prepara para a transferência e o transporte sanitário é acionado. O tempo médio atual é de 5h24 para que um paciente seja transportado ao leito que foi regulado.