Quase 2 mil animais são vacinados nas duas primeiras semanas da campanha da Febre Aftosa

Foto: Wilson Moreno/PMM

Levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra que nas duas primeiras semanas da campanha de vacinação contra a febre aftosa foram vacinados 1.898 animais em Mossoró.

De acordo com a Seadru, a primeira semana da campanha, que ocorreu entre os dias 1° e 4 de junho, teve vacinados 707 animais. No primeiro dia foram imunizados 300 animais. No segundo 171 animais tomaram a vacina e no terceiro 236 animais receberam o imunizante.

A segunda semana da vacinação contra a febre aftosa teve 1.191. Na segunda-feira passada (7) foram vacinados 283 animais contra a doença. No dia seguinte (8) 127 animais tomaram a vacina. Na quarta-feira, 9, a campanha atingiu 235 animais. Na quinta-feira, 10, foram 100 animais vacinados e na sexta-feira, 11, foram 446 animais vacinados.

A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possas ter acesso a linhas de créditos, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate animais e evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da Febre Aftosa.

A pasta municipal informa que a vacinação fornecida pela Prefeitura de Mossoró é para produtores que tenham até 25 animais de gado e que estejam com cadastro atualizado no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no estado.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

1ª SEMANA

terça-feira (01) – 300 animais vacinados

quarta-feira (02) – 171 animais vacinados

sexta-feira (04) – 236 animais vacinados

Total: 707 animais vacinados

2ª SEMANA

segunda-feira (07) – 283 animais vacinados

terça-feira (08) – 127 animais vacinados

quarta-feira (09) – 235 animais vacinados

quinta-feira (10) – 100 animais vacinados

sexta-feira (11) – 446 animais vacinados

Total: 1.191 animais vacinados