Prefeitura de Mossoró segue avançando em climatização das unidades de ensino

A Prefeitura de Mossoró segue avançando no processo de climatização das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino. Nesta sexta-feira (16), a instalação das centrais de ar foi iniciada na UEI Proinfância Elineide Carvalho Cunha, localizada no bairro Planalto 13 de maio, região do Papoco. Todas as salas de aula, sala de leitura, de informática e secretaria estão recebendo os novos equipamentos, beneficiando mais de 160 alunos, de seis meses a cinco anos.

No total, 17 máquinas estão sendo instaladas na unidade, que é a primeira da Rede Municipal de Mossoró a oferecer ensino em tempo integral em todas as turmas. A UEI, que por muitas décadas funcionou em estruturas precárias, teve o seu novo espaço físico entregue à comunidade em 2022, após a atual gestão concluir as obras que já duravam mais de 10 anos.

“Conforme anunciamos, estamos continuando o trabalho de climatização das unidades. A Prefeitura já adquiriu centrais para instalar em todas as escolas e UEIs. Seguimos um cronograma, e agora chegou a vez da Elineide Carvalho, unidade que foi entregue em 2022, com as obras concluídas, e era esperada pela população há mais de uma década, onde a gente agora consegue oferecer mais conforto, tanto para os servidores quanto para os alunos. Por meio do ‘Mossoró Cidade Educação’, nós vamos continuar climatizando e estruturando as unidades”, pontuou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Para a professora Jacqueline Magalhães, a instalação dos equipamentos representa um avanço significativo. “Era uma expectativa muito grande que tínhamos aqui, aguardando as centrais, devido às salas serem muito quentes. Agora vai melhorar bastante, com mais conforto para as crianças, para os funcionários, vai ser muito positivo. A estrutura está muito boa, não tenho do que me queixar. É tudo muito organizado”, disse.

Professora Jacqueline Magalhães

A diretora da UEI, Mônica Cibely, também comemora essa nova conquista. “Além do espaço físico que nós recebemos, com salas amplas, espaço recreativo, hoje nós estamos iniciando as instalações das centrais de ar, que é mais uma das ações do ‘Mossoró Cidade Educação’, esse programa que só vem a beneficiar os servidores e os alunos”, afirmou.

Diretora Mônica Cibely

O processo de climatização das unidades da Rede Municipal de Mossoró já contemplou, este ano, as UEIs Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró, Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus), Maria da Conceição Vidal (Liberdade I), Mário Negócio (Santo Antônio) e Maria Júlia Uchôa (Pintos), além das escolas Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra), Francisco França (Córrego Mossoró), Cornélio Barbalho de Carvalho (Riacho Grande) e Francisco de Assis Batista (Alto da Conceição), entre outras.

Todas as 95 escolas e UEIs da Rede Municipal de Ensino serão climatizadas, como prevê o programa “Mossoró Cidade Educação”. As melhorias alcançam, por exemplo, as unidades que passam por serviços de manutenção atualmente, como as escolas Senador Duarte Filho, no conjunto Walfredo Gurgel, e Celina Guimarães Viana, Barrocas.