Neste sábado (19) tiveram início as aulas do programa “Jovem do Futuro”, que garante aos adolescentes formação cidadã, qualificação para o mercado de trabalho e empreendedorismo, beneficiando 1.000 jovens com ações realizadas pelo município.
Cada participante receberá uma bolsa no valor de R$ 300 durante 4 meses. Todos os polos começaram as atividades. O público-alvo são alunos de 15 a 18 anos inscritos no Cadastro Único.
O titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Erison Natécio, destacou a grande presença dos alunos no primeiro dia de atividades do programa. Segundo ele, a avaliação é muito positiva da assiduidade dos inscritos no projeto.
“Não tivemos nenhum tipo de transtorno neste primeiro dia de aula nos locais das atividades. A avaliação que fazemos é positiva. Tivemos uma baixíssima ausência, inclusive já justificadas. Consideramos um sucesso total esse início das atividades do ‘Jovem do Futuro’. Esse programa será um divisor de águas na política para nossos adolescentes.”
Um dos polos é a Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio. Antônia Evilly, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, destacou que o projeto será uma porta de entrada para esses jovens no mercado de trabalho.
“Hoje é o nosso primeiro encontro em sala de aula e estamos começando a conhecer e entender sobre o projeto da prefeitura. Com certeza ele abrirá muitas portas para os jovens, onde vamos começar a entrar no mercado de trabalho. Ele será uma maneira de a gente visionar o que vai acontecer no futuro. Quando a gente encontra uma oportunidade dessa temos de agarrar”, frisou.
Paulo Victor, aluno da Escola Municipal Felício de Moura, também participa da turma da Escola Raimundo Fernandes, e ressaltou o aprendizado que os adolescentes terão ao longo dos próximos quatro meses de duração desta primeira etapa do programa. “O projeto vai ser muito importante para desenvolver os nossos estudos. A minha expectativa é muito grande com o projeto para acrescentar ao nosso aprendizado e melhorar nosso futuro”, falou.
O “Jovem do Futuro” tem o intuito principal de preparar os jovens para o mercado de trabalho, nas mais diversas áreas e profissões com foco na geração de emprego e renda, além de trabalhar a inclusão social de forma a reduzir os impactos das expressões da questão social na vida desses adolescentes.