Prefeitura avança nas obras de construção do Canal do Santa Helena com concretagem de trecho

A Prefeitura de Mossoró avançou com as obras de construção do Canal do Santa Helena. A concretagem de mais um trecho do sistema de drenagem foi iniciada nesta quinta-feira (12). Os serviços já foram 80% executados e a previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro deste ano. Além da beneficiar os moradores do Santa Helena com novo sistema de drenagem, que vai solucionar problemas históricos, as ruas do entorno do canal foram pavimentadas. Quatro bairros do município serão beneficiados diretamente com o sistema de drenagem.

O prefeito Allyson Bezerra, o vice-prefeito Fernandinho e as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) vistoriaram as obras do canal no trecho que recebe concretagem.

“Estamos efetuando hoje a concretagem de paredes e pisos para conclusão desse trecho da região. O Canal do Santa Helena faz parte do sistema de drenagem completo do esgotamento da Bacia I e aqui são investidos R$ 13 milhões. Estamos com 80% desse canal praticamente executado com previsão de conclusão e entrega em dezembro de 2021. Esse canal traz benefícios para toda a região do Santo Antônio, Santa Delmira, Barrocas e uma parte do Nova Betânia. Todo o sistema de drenagem será passado para esse canal onde transborda no Alagado e o rio”, explicou o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Lima.

Antes mesmo da conclusão das obras, os serviços de pavimentação das ruas do entorno e o sistema de drenagem estão beneficiando a população que reside no Santa Helena e Santo Antônio. O vendedor ambulante Francisco das Chagas, há 20 anos reside nas imediações do canal e convivia com problemas durante as chuvas. Ele comemorou o avanço das obras que vão solucionar antigos problemas de drenagem.

“Aqui era só lama, era uma lagoa. A gente ia dormir duas horas da manhã tirando água com balde quando chovia. Agora quando dá uma chuvinha dormimos sossegados. Está ficando bom demais pra gente aqui. Agora não tem mais lama, está tudo calçado”, comemorou o morador.

O confeiteiro Ivanielle Pereira é morador há 11 anos da comunidade e viu de perto as mudanças que estão trazendo vários benefícios. “Quando chovia entrava água nos fundos e saía na frente das nossas casas. Antes não tinha calçamento, era só lama. Quando chovia era difícil mesmo. Agora vai ser concluída a obra com melhoria para nós e para a vizinhança também”, disse o morador.