“Operação Sorriso” 2024: Cirurgias transformam vidas de pacientes de Mossoró e região

A Prefeitura de Mossoró, parceira da “Operação Sorriso”, em mais uma edição, segue dando assistência no prosseguimento da missão no município. Nesta terça-feira (9), no Hospital Wilson Rosado, os pacientes selecionados iniciaram as cirurgias para correção de fissuras labiopalatinas.

Serão realizados cerca de 50 procedimentos cirúrgicos. São diversos tipos de cirurgias que transformam vidas de pacientes de todas as idades – de crianças a idosos. Uma importante iniciativa humanitária realizada por uma das maiores organizações médicas do mundo com o apoio e parceria de voluntários locais, nacionais e internacionais, além de empresas, organizações, instituições, a exemplo da administração pública municipal.

Ana Clara, paciente e sua mãe Leila Ferreira. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Vinda da cidade de Serra do Mel-RN, interior potiguar, a família da pequena Ana Clara vê na “Operação Sorriso” uma grande oportunidade concedida para realização de um sonho, avançando para uma nova fase da vida. “Para mim é muito importante, porque faz mais de dois anos que tento realizar esse procedimento. Ela faz tratamento em Natal-RN também e essa é segunda vez que ela participa da ‘Operação Sorriso’. Graças a Deus, ela foi escolhida para fazer o procedimento”, declarou Leila Ferreira, mãe da paciente.

“Hoje é o primeiro dia cirúrgico com dez pacientes. A gente tem uma série de protocolos de segurança que precisam ser realizados antes do início das cirurgias com as equipes que vão fazer os procedimentos operativos. A gente precisa alinhar esses protocolos no primeiro dia cirúrgico. São cirurgias muito diversificadas. A gente tem cirurgias de lábio simples que são aquelas mais rápidas e outras cirurgias de revisão de fístula, palato, enxerto, rinoplastia. Uma série de outras cirurgias que são complementares ao atendimento que vão sendo realizadas agora durante a semana”, evidenciou Cristina Murachco, diretora-executiva da “Operação Sorriso” Brasil.

Cristina Murachco, diretora-executiva da “Operação Sorriso” Brasil. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A “Operação Sorriso” se reveste de grande valor para a família de um paciente que participa deste momento. A iniciativa abre portas para novos caminhos. Além das questões estéticas, os procedimentos cirúrgicos proporcionam qualidade de vida e saúde.

Arimateia Nogueira, 23 anos, morador da zona rural de Mossoró. Wilson Moreno (Secom/PMM)

O antigo sonho de Arimateia Nogueira, 23 anos, morador da zona rural de Mossoró, começa a se concretizar a partir da oportunidade que se apresenta com a “Operação Sorriso”. “Aqui a importância para ele é muito grande por ter muita dificuldade de se comunicar com o povo. É uma grande chance que primeiramente Deus e vocês que estão aqui tão reunidos dão para ele. É importante mostrar para aqueles que estão lá fora ver também e acompanhar como é desenvolvido esse trabalho. Há muitos anos que ele já corre atrás e hoje conseguiu ser selecionado para fazer o procedimento”, disse Erivelton Batista, agricultor da comunidade Cordão de Sombra, que veio acompanhar seu familiar durante a cirurgia.

A gestão do município de Mossoró é uma das parceiras da missão que além do CER para triagem também presta outros serviços como exames laboratoriais, apoio alimentício para os pacientes e seus familiares. Há também o apoio logístico com o transporte do time da “Operação Sorriso”.

Janaína Holanda. Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Um momento bem importante, nosso primeiro dia de cirurgias. Estamos começando com tudo e o município dando total apoio através da Secretaria de Saúde. Estamos apoiando com transporte a equipe do time da ‘Operação Sorriso, bem como com exames pré-operatórios. Alguns pacientes precisaram refazer os exames e a gente conseguiu montar o laboratório para fazer coleta e entregar em tempo hábil. Isso mostra a organização e o total apoio do município para com a missão. Nossa expectativa com a realização das cirurgias são as melhores possíveis. A gente acompanha os familiares, a apreensão dos familiares e os sorrisos desses familiares quando recebem os seus pacientes já com a cirurgia feita com profissionais que são muito gabaritados. A gente segue protocolos internacionais e assim pais e familiares têm a tranquilidade de que será feito um bom trabalho”, destacou Janaína Holanda, uma das coordenadoras da “Operação Sorriso” em Mossoró.

A 7ª edição da “Operação Sorriso” em Mossoró tem a participação de 100 voluntários locais e outros 60 vindos de várias partes do Brasil e do exterior. O Abrigo de Mossoró (Albem) também é parceiro da missão. “A gente recebe voluntários profissionais de saúde não só do Brasil, mas também de outros países. Esse ano a gente tem profissionais do México e dos Estados Unidos, além de gente que vem aqui de todo o nosso país. Agradecemos mais uma vez pela parceria com a Prefeitura de Mossoró. É sempre um prazer a gente estar aqui”, frisou Cristina Murachco.