No Dia do Motociclista, Prefeitura realiza blitz de conscientização para um trânsito seguro

Em comemoração ao Dia do Motociclista, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), realizou na manhã desta quinta-feira (27) uma blitz educativa com o intuito de conscientizar motociclistas e condutores na redução dos riscos de sinistros de trânsito. A ação aconteceu nos cruzamentos na avenida Leste-Oeste com a rua Jerônimo Rosado e contou com instituições parceiras.

Coordenadora de ações educativas no trânsito do município, Maribel Oliveira enfatizou a importância da ação que orientou centenas de motociclistas sobre o modo responsável, seguro e eficaz de conduzir o seu veículo.

“A equipe da Sesdem está aqui abordando esse motociclista, haja vista realmente do dia que é comemorativo, mas também enaltecendo as informações com relação à segurança para o trânsito. Portanto, estamos reunindo não só a Secretaria de Trânsito, mas também outras instituições parceiras, com o intuito de levar essa mensagem de educação para o condutor, no sentido de que não fique no esquecimento e que nós precisamos evitar o acidente. Percebemos que o motociclista é o que mais tem se envolvido em acidentes de trânsito na nossa cidade e a gente precisa levar essa mensagem de um comportamento mais seguro e adequado”, enfatizou.

Durante a ação, os motociclistas receberam orientações sobre a boa conduta, a importância de respeitar às sinalizações, o uso de equipamentos de segurança e instruções voltadas à preservação da vida, além de brindes.

A blitz educativa envolveu o trabalho integrado de agentes de trânsito do município, equipe do Programa Vida no Trânsito (PVT), iniciativa privada e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Mais uma vez estamos aqui reunidos com essa linda ação da SesdemE a gente, enquanto o Programa de Vida no Trânsito (PVT) da secretaria de saúde, tem tentado abordar os motociclistas de forma especial, levando dicas e informações, para que eles tenham um pouco de consciência e atenção.  Cada um fazendo sua parte, conseguiremos fazer um trânsito melhor e cada vez mais seguro”, ressaltou Ana Leine, coordenadora do PVT.

O motociclista Antônio Henrique, que passou pelo local da blitz, considerou a ação positiva, principalmente no sentido de reciclar os aprendizados. “Olha, essa ação é muito importante para que a gente saiba se comportar e evitar acidentes, porque o motociclista é muito desligado em certas situações, logo a maioria deles não liga ou não lembra o que foi dito nas autoescolas, por exemplo. Sendo assim, é interessante lembrar-se daquilo que estudou”, frisou.