A Prefeitura de Mossoró inaugurou na tarde desta segunda-feira (18) o “Centro de Referência da Mulher Brasileira”, localizado na Estrada da Raiz, bairro Santo Antônio. O equipamento tem como objetivo acolher mulheres do município, vítimas de violência doméstica. O prefeito Allyson Bezerra ressalta a alegria de poder entregar aos mossoroenses um espaço de proteção às mulheres.
“Estamos felizes entregando hoje à população mossoroense, especialmente às nossas mulheres, um importante equipamento, o “Centro de Referência da Mulher Brasileira”, um local onde vai reunir todos os serviços do município de Mossoró voltado às mulheres. A Patrulha Maria da Penha é agora evidenciada e apoiada ainda mais a partir do momento que a gente terá um importante equipamento como esse aqui, em atividade, funcionando e aberto diretamente para as nossas mulheres”, enfatizou.
O secretário Erison Natécio, responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), destacou que o equipamento também irá trabalhar capacitando as mulheres para o mercado de trabalho.
“O Centro de Referência da Mulher Brasileira é um importante equipamento para todas as mulheres de Mossoró. Queremos destacar que implementaremos vários serviços como a Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher; capacitação para o mercado de trabalho; formação; geração de emprego e renda para as mulheres conseguirem de diversas formas conquistar sua autonomia; empoderamento e fazer com que a violência que assola as mulheres de Mossoró no dia a dia sejam mitigadas”, ressaltou.
Gerente do “Centro de Referência da Mulher Brasileira”, Priscila Martins orienta que as mulheres que precisarem do acolhimento receberão toda a assistência necessária para refazer suas vidas, escrevendo novos capítulos da sua história.
“As mulheres que residem em Mossoró e que acreditam que estejam passando por uma situação de violência, de violação de direitos, podem procurar o “Centro de Referência”, que receberão atendimentos com assistentes sociais, para conseguirem sair dessa situação de violência, recebendo todo o apoio que for necessário. É importante frisar que daremos um apoio no sentido até mesmo de encaminhamento para a delegacia e para toda a rede social assistencial”, declarou.
Titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima destaca que o investimento com o equipamento foi mais de 1 milhão de reais. “O Centro de Referência da Mulher Brasileira recebeu um investimento de aproximadamente 1 milhão e meio. Aqui não foi só a construção do prédio, também toda a mobília, todos os equipamentos para que o “Centro de Referência” proporcione o melhor atendimento às mulheres com qualidade e conforto”.
A ex-deputada federal Carla Dickson esteve presente à solenidade de inauguração do “Centro de Referência da Mulher Brasileira”. Durante seu mandato, ela direcionou verba para a construção do primeiro Centro de Referência do Rio Grande do Norte, construído em Mossoró.
“Estou muito feliz porque aqui é como se fosse uma coroação de três anos de trabalho como deputada federal, essa foi minha primeira emenda destinada como deputada, direcionada especificamente à proteção da mulher na construção do primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira do Rio Grande do Norte e a primeiro Centro de Referência fora de uma capital do Nordeste. Tenho certeza que essa obra vai além do que está no papel, o Centro é para abarcar os órgãos de proteção à mulher, só que eu já vi que tem uma sala específica para ensinar a mulher o empreendedorismo. Esse é outro braço do combate à violência contra a mulher de extrema importância”, concluiu.