Mais um passo na estratégia brasileira de combate ao crime organizado foi dado com o lançamento oficial da Força Penal Nacional. A portaria está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14).
A iniciativa prevê ações conjuntas e integradas entre a União e os estados, estabelecidas mediante convênio; e desenvolvidas em caráter episódico e planejado. O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino destaca que essa parceria não pode acontecer apenas em momentos de crise.
Flávio Dino lembrou ainda que para enfrentar o crime organizado é preciso combater efetivamente a capitalização financeira das organizações criminosas.
De acordo com o ministro, a prioridade é a compra de equipamentos que localizam celulares nos presídios, que têm se mostrado exitosos.
A Força Penal Nacional será formada por policiais penais federais, estaduais ou distritais; e servidores administrativos, especialistas e técnicos em execução penal.
Durante o lançamento, o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, disse que o programa não é apenas um avanço estratégico, mas um compromisso renovado com a ordem e a segurança no sistema penitenciário.