O presidente Lula recebe na manhã desta segunda-feira (26) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Palácio do Planalto.
A visita acontece no contexto de celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Fernández vai participar de um almoço oferecido pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty.
Além do encontro com Lula, o mandatário argentino vai ser recebido pelos presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a programação divulgada pelo Planalto, Lula e Fernández vão tratar dos principais temas da agenda bilateral iniciada com a visita do presidente Lula à Argentina, em janeiro.
A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil. Em 2022, as exportações brasileiras para o país alcançaram US$ 15,3 bilhões de dólares. As importações de produtos argentinos, por sua vez, chegaram a US$ 13 bilhões de dólares.
Os argentinos enfrentam uma grave crise na economia, com desvalorização do peso – a moeda local – perda do poder de compra e altos índices inflacionários.
Em maio, a inflação no país vizinho chegou a 114,2% ao ano, uma alta de 5,4% em relação a abril, quando foi registrado 108,8%.
Por isso, o presidente Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras.
Este já é o quinto encontro entre os presidentes Lula e Fernández neste ano.