Guardas Civis Municipais passam por curso de capacitação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade e Trânsito através do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal capacitou cerca de 32 integrantes da Patrulha Maria da Penha.

O curso “CRONOGRAMA INICIAL INSTRUÇÃO BÁSICA DE TREINAMENTO DA GCM MOSSORÓ” teve duração de seis dias, começou na sexta-feira (19) e terminou ontem (24). A capacitação ocorreu no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira, os guardas utilizaram simulacros de arma de fogo e pistolas de eletrochoque para as simulações.

Foto: Célio Duarte

“Fizemos um cronograma de uma semana de treinamento, em especial para o Patrulhamento Maria da Penha. Preparamos um curso contendo as principais ações do dia a dia, trabalhando situações cotidianas da Guarda Civil”, relatou o comandante da GCM, Thiago Fernandes.

O objetivo é alinhar os procedimentos e protocolos a serem utilizados pela guarnição. O curso foi ministrado pelo instrutor Eliseu Morais.  Os integrantes foram capacitados para alinhar e padronizar as normas de segurança, conduta de patrulhamento, abordagens, algemamento, condução, manuseio e utilização da SPARK (Pistola de eletrochoque).

“Esse curso é de suma importância para nossas ações do dia a dia. Várias técnicas abordadas no curso, aprimoram nossas ações durante as atividades cotidianas. É uma capacitação que foca justamente nas ações de abordagens, condução e utilização da pistola de eletrochoque. Somos instruídos a como nos comportamos sem situações de risco”, disse Tarzia Trigueiro, Guarda Civil Municipal.

“O principal objetivo é capacitar a GCM para que os profissionais possam exercer suas atividades com mais habilidade e segurança. A nossa maior prioridade é a vida do cidadão e a segurança do patrimônio público. Para termos uma segurança eficiente é preciso capacitar nossa guarnição, Nosso compromisso é valorizar nossos guardas, fazendo treinamentos e realizando ações para qualificar a categoria”, explicou o secretário de segurança, Cledinilson de Oliveira.

Guardas Civis do Patrulhamento Maria da Penha | Foto: Célio Duarte