Em suas redes sociais oficiais, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anuncia à população que está lançado o projeto que irá retornar com as cirurgias eletivas, essas que se caracterizam por não serem de emergência, pois podem ser postergadas sem causar danos significativos ao paciente.
O programa abrange 12 hospitais da rede pública estadual, e alcança todos os municípios do RN. Ainda em seu pronunciamento, a governadora informa que a meta é atingir até 1000 cirurgias por mês, até o fim do ano, retornando com as já marcadas e ampliando para cidades que não ofereciam o serviço.
Os recursos usados são próprios da gestão estadual, no montante de R$ 6,1 milhões de reais, para atingir o resultado de três mil cirurgias até dezembro. As cirurgias eletivas estavam suspensas por motivos da pandemia da Covid-19, visto o imperativo de destinar os leitos para pacientes com necessidade de internação.
O #GovernodoRN lançou nesta segunda-feira (19) o Programa de Cirurgias Eletivas "Mais cirurgias, mais saúde". A meta é investir R$ 6,1 milhões para realizar três mil cirurgias até dezembro.
— Governo do RN (@GovernodoRN) October 19, 2020