Faixa de Gaza pode receber ajuda humanitária neste sábado (21)

A ajuda humanitária à Faixa de Gaza pode começar a ser entregue neste sábado (21). A Organização das Nações Unidas anunciou nesta sexta-feira (20) que um acordo entre os países envolvidos está próximo.

Um comboio de caminhões com alimentos, água, medicamentos e combustíveis, aguarda na fronteira de Rafah, entre o Egito e Gaza.

O chefe da ONU, António Guterres, fez um apelo, nesta sexta, em frente aos portões da passagem de Rafah para que os caminhões passem. Guterres disse que os veículos não são apenas caminhões, são uma tábua de salvação, a diferença entre a vida e a morte para tantas pessoas em Gaza.

Nos 13 dias de conflito entre Hamas e Israel mais de cinco mil pessoas morreram: 3.700 em Gaza, e 1.400 em Israel.

Já são 12 mil palestinos feridos e 4.600 israelenses. E uma dessas vítimas foi a família do brasileiro Hasan Rabee. Ele está em Khan Yunis, ao sul de Gaza, e espera voltar ao Brasil. Os parentes dele, o primo junto com esposa, filhos e netos, foram mortos na noite dessa quinta-feira (19) após bombardeio no norte de Gaza.

Neste sábado, países árabes se reúnem no Cairo, capital do Egito, para tratar da guerra e da crise humanitária em Gaza. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, segue, nesta sexta-feira, para o encontro, após passagem por Nova Iorque.

O Brasil preside o debate aberto de Alto Nível do Conselho de Segurança dedicado à situação no Oriente Médio. Na reunião, os países poderão pedir cessar-fogo e abertura de corredores humanitários.