Deputados acompanham testes com vacina chinesa no Brasil

A empresa chinesa de biotecnologia que vai realizar os testes de uma vacina para covid 19 no Brasil anunciou que nos testes de laboratório houve indução de produção de anticorpos em mais de 90 por cento das pessoas que receberam a dose.

O coordenador da frente parlamentar do Programa Nacional de Imunizações, deputado Pedro Westphalen (PP-RS) afirmou que, apesar de todo o empenho dos pesquisadores e da tecnologia que está sendo usada na criação da vacina, é preciso cautela para a realização dos testes clínicos.

“Pela metodologia normal, são dez anos para se fazer uma vacina. Pela metodologia que está se fazendo vai se conseguir em seis meses. Já há testagem em humanos com bons resultados. São dois movimentos importantes: a vacina e os antivirais que estão sendo produzidos aí, alguns já fazendo efeito também. Alguns retrovirais já existentes que se sabe que em alguns casos produzem efeito positivo e diminuem a violência e a multiplicação do vírus. Mas, a vacina é o grande passo, essa é que vai nos dar tranquilidade”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, atualmente existem mais de 130 vacinas contra a Covid19 sendo desenvolvidas.

Mas, enquanto não há vacina, os pesquisadores também se empenham no desenvolvimento de medicações que possam ser usadas para diminuir a mortalidade entre os pacientes que desenvolvem a forma mais grave da doença. No Brasil, a Fiocruz realiza estudo de uso de antivirais em 18 hospitais de 12 estados.

Enquanto isso não acontece, os médicos recomendam manter o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização frequente das mãos.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra.