Adolescente é preso no interior de SP por ser dono de um perfil do Homem-Pateta

Fotos do homem pateta, publicadas no perfil Jonathan Galindo(Foto: Montagem sobre fotos redes sociais / Reprodução)

A Policia Civil, através da Delegacia Seccional de Sorocaba, realizou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na última sexta-feira (10) na residência do suspeito de utilizar o perfil “Homem- Pateta”, sob o nome de Jonathan Galindo nas redes sociais para instigar crianças e adolescentes a se mutilarem ou propor desafios suicidas a esses jovens. A Polícia Civil constatou que se a pessoa por trás desse perfil era um adolescente que reside na Zona Norte da cidade, sendo apreendido na oportunidade o seu telefone celular, o qual será objeto de exame pericial.

O adolescente confessou o envio das mensagens utilizando-se do referido perfil, porém afirmou que se tratava apenas de uma brincadeira. O apurado na investigação foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude e poderá responder pelos atos infracionais de ameaça e instigação ao suicídio.

A Delegacia Seccional de Sorocaba reafirma a necessidade da cautela do uso de redes sociais por crianças e adolescentes.

Segundo a Polícia Civil, a “investigação realizada demonstra que não existe anonimato na internet e reforça que a Polícia Civil é o filtro permanente da justiça e da legalidade”.

Alerta

Desde junho, ao menos três Estados registraram casos relacionados ao Homem-Pateta. As polícias de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de São Paulo, estão cientes e emitindo alertas sobre o caso.

O Homem-Pateta é uma variação do Baleia Azul e da boneca Momo, perfis criados na internet com objetivos semelhantes e que tiram o sono de pais e responsáveis por crianças pelo mundo.

Com a detenção do menor, o caso será investigado pela Vara da Infância e Juventude, e ele poderá responder por atos infracionais como ameaça e instigação ao suicídio.

 

Com informações Jornal Ipanema