Governo orienta municípios a adotarem medidas semelhantes de proteção à Covid-19

Objetivo é agilizar a execução e fiscalização das ações em cada região

Os municípios que integram uma mesma regional de saúde devem tomar medidas semelhantes ao editar os decretos com as diretrizes sanitárias e protetivas à pandemia da Covid-19. Esta foi a orientação na reunião da governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra e autoridades estaduais da saúde pública, nesta quarta-feira (24), com os prefeitos e secretários de saúde da 6ª Regional de Saúde que tem como sede o município de Pau dos Ferros.

A unificação das medidas considerado como base o decreto estadual visa agilizar e a melhorar a efetividade das ações para que a população se conscientize da necessidade de usar máscara, evitar aglomerações e higienizar constantemente as mãos neste momento, quando crescem os casos de contaminação e a superlotação dos leitos de assistência aos pacientes com Covid-19.

“Reforço a necessidade das medidas protetivas e sanitárias. O Governo do Estado está abrindo mais leitos — foram cinco ontem em Pau dos Ferros, e até sexta-feira próxima serão 64 leitos —, a maioria em Natal e Região Metropolitana onde o sistema de saúde está colapsado. Mantenho contatos com o ministro da saúde solicitando kits de UTI para expandirmos a oferta. Mas precisamos da consciência de toda a população em respeitar os protocolos de proteção. Os prefeitos devem adotar medidas restritivas, e até adotar toque de recolher, por que é necessário ficar em casa”, afirmou Fátima Bezerra, para destacar que as medidas são fundamentadas nas análises e recomendações do Comitê Científico de Especialista que assessora a gestão estadual.

Em reunião do Fórum dos Governadores, Fátima Bezerra disse que os executivos estaduais estão angustiados. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, o governador disse não tem alternativa a não ser endurecer as medidas restritivas. Em São Paulo, o governador João Dória estuda adotar “lockdown”. A pandemia não acaba agora em fevereiro ou março. A previsão é termos um mês de junho mais dramático que o ano passado”, alertou.

SUPERAR DIVERGÊNCIAS

A governadora pediu aos prefeitos que esqueçam as divergências partidárias e se somem aos esforços do Governo do Estado. “O caminho é este! Vamos superar divergências políticas em nome do interesse do povo do Rio Grande do Norte, que espera muito de todos nós. Vamos dar as mãos! O Governo dá todo apoio aos municípios através do sistema de segurança pública e orientação da Sesap. O Pacto pela Vida está funcionando. Esta reunião é demonstração de colaboração, parceria e união. Contem comigo! Não medirei esforços. Manteremos diálogo direto, comigo pessoalmente, e com nossos secretários, para proteger nossa população”, reiterou Fátima Bezerra.

A superação de divergências partidárias em benefício à coletividade foi corroborada pelo representante do Ministério Público Estadual (MPRN), promotor de Pau dos Ferros, Paulo Roberto Freitas. Ele afirmou que MPRN é parceiro, agrega forças e coopera para alcance dos interesses públicos. “Devemos distinguir política pública e política partidária. Os gestores devem atuar para atingir o objetivo de concretizar as políticas públicas, não discutir partido A ou B, mas a vida das pessoas. O MPRN soma esforços com o Governo do Estado e com os municípios para manter a saúde da população”.

Paulo Roberto também apoiou o argumento da governadora de respeitar as orientações dos especialistas e cientistas. “Como a governadora destacou, devemos atuar acima das opiniões dissociadas do contexto científico, porque elas deixam a população ainda mais vulnerável. Vamos fazer o mais correto em benefício da saúde de todos, inclusive adotando maior rigor para garantir as medidas protetivas, e evitar a proliferação da doença. O MPRN, mais uma vez, se coloca à disposição para somar nestes esforços em defesa da coletividade”.

Coordenador do Pacto pela Vida, o secretário de Gestão e Metas de Governo, Fernando Mineiro considerou que unificar procedimentos através dos decretos municipais é muito importante. “Ajuda tanto o pessoal da segurança como da saúde com ações conjuntas. Na região de Pau dos Ferros, seis municípios adotaram esta medida, como confirmou o prefeito Rivelino Câmara, de Patu. A pactuação entre governo, municípios e ministérios públicos, unidos pela tomada de medidas conjuntas e assemelhadas, serve, inclusive, de orientação e conscientização para a população. Considero fundamental unificar os decretos para execução das mesmas medidas nas cidades. Teremos um grande ganho e iremos melhor superar as dificuldades”.

A reunião com os prefeitos da IV Regional de Saúde contou com a participação do vice-governador Antenor Roberto, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cel. Francisco Araújo, secretária chefe-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho, coordenadora do RN Mais Vida da Sesap, Teresa Freire, coordenadora em Vigilância à Saúde da Sesap, Kelly Lima, presidente do Cosems, Maria Elisa. Prefeitos Mariana Almeida (Pau dos Ferros), Jose Augusto (Portalegre), Marcelo Oliveira (João Dias), Samara Vasconcelos, (Rafael Godeiro), Conceição Duarte (Lucrécia), Jeane Saraiva (Alexandria), Marcelo Oliveira (João Dias) Célio Queiroz (São Miguel), Jacinto Lopes (Severiano Melo), Maria Helena (Olho D’àgua dos Borges). Secretários municipais de saúde das cidades de José da Penha, Encanto, Viçosa e Riacho da Cruz